A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.309Palabras clave:
Tecnologia da Informação, Tomadas de Decisões, Quarta Revolução IndustrialResumen
O atual trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre a tecnologia da informação e sua importância nas tomadas de decisões dentro das organizações. Por meio de revisão bibliográfica pôde-se entender o cenário em que o Brasil está inserido no que tange ao setor de tecnologia da informação em comparação a outros países, sendo, em 2018, o nono país que mais investiu no setor. A tecnologia da informação é essencial, pois as empresas se encontram imersas nas imposições tecnológicas e competências relacionadas ao modelo proposto pela Quarta Revolução Industrial, em que a importância do investimento em conjunto de ferramentas e metodologias de análise de grandes volumes de dados é imprescindível. O estudo em questão demonstrou que mais da metade das empresas brasileiras se consideram fortes no quesito análise de dados, mas apenas 1% de todos os dados gerados são de fato estruturados, usados e analisados. A importância do tema se encontra no fato de que o processo de tomada de decisão atualmente deixa de ser feito apenas com base em experiências e instinto e passa a ser feito tendo como ferramenta tecnologias que processam, analisam e transformam dados desestruturados em informações completas e valiosas que embasam, através de fatos, números previamente tratados e analisados, as decisões tomadas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.