Microempreendedores individuais e suas ações para alavancar a promoção do negócio

um estudo de caso

Autores/as

  • Julia Pinto Rocha Faculdade Unis São Lourenço
  • Lucas Rosa Paiva Faculdade Unis São Lourenço
  • Robson Kerner Coelho dos Santos Faculdade Unis São Lourenço
  • Brenda Paula Cristino Lima Faculdade Unis São Lourenço
  • Larissa Cristina da Silva Faculdade Unis São Lourenço
  • Nilton dos Santos Portugal Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v20i2.771

Palabras clave:

Microempreendedor Individual, Marketing, Empreendedorismo.

Resumen

 Neste artigo, é realizada uma análise de discursos teóricos voltados ao Microempreendedor Individual, desde a criação do empreendedorismo, seu desenvolvimento, formalização como MEI e suas ações estratégicas para alavancar o seu próprio negócio. Além disso, como ação principal, foi realizado um estudo de caso com microempreendedores da região do sul de minas, considerando uma amostra final de 53 entrevistados por meio de um questionário digital, de modo a contribuir para a discussão das condutas estratégicas realizadas por esses empreendedores voltadas para área do marketing.

Biografía del autor/a

Julia Pinto Rocha, Faculdade Unis São Lourenço

Graduanda em Administração na Faculdade Unis São Lourenço, São Lourenço M.G, atuando como estagiária na área.

Lucas Rosa Paiva, Faculdade Unis São Lourenço

Graduado em Administração com linha de formação em Comércio Exterior (UNIS-MG) com MBA em Controladoria, Finanças e Bancos (UNIS-MG). Atua como Supervisor de Marketing da Educação a Distância do Grupo Unis e Supervisor de arte das vídeo aulas da EaD. Docente e leciona disciplinas como Marketing, Publicidade Aplicada, Planejamento de Mídia, Marketing Digital, Sound Design, Audiovisual, Planejamento e Produção Gráfica, Comportamento do Consumidor, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico entre outras... Além de atuar na Pós Graduação em disciplinas específicas da área do Marketing/Publicidade e Propaganda e Metodologias de Ensino.

Robson Kerner Coelho dos Santos, Faculdade Unis São Lourenço

Graduado em Administração com linha de formação em Comércio Exterior (UNIS-MG) com MBA em Controladoria, Finanças e Bancos (UNIS-MG). Atua como Supervisor de Marketing da Educação a Distância do Grupo Unis e Supervisor de arte das vídeo aulas da EaD. Docente e leciona disciplinas como Marketing, Publicidade Aplicada, Planejamento de Mídia, Marketing Digital, Sound Design, Audiovisual, Planejamento e Produção Gráfica, Comportamento do Consumidor, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico entre outras... Além de atuar na Pós Graduação em disciplinas específicas da área do Marketing/Publicidade e Propaganda e Metodologias de Ensino.

Brenda Paula Cristino Lima, Faculdade Unis São Lourenço

Graduanda em Administração na Faculdade Unis São Lourenço, São Lourenço M.G.

Larissa Cristina da Silva, Faculdade Unis São Lourenço

Graduanda em Administração na Faculdade Unis São Lourenço, São Lourenço M.G.

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha, Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, MBA em Gestão de Saúde Pública, Mestre em Administração e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é pró-reitor da Educação a Distância do Grupo Educacional Unis e professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu (Mestrado em Desenvolvimento Regional) do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Pinto Rocha, J., Rosa Paiva, L., Kerner Coelho dos Santos, R., Paula Cristino Lima, B., Cristina da Silva, L., & dos Santos Portugal, N. (2023). Microempreendedores individuais e suas ações para alavancar a promoção do negócio: um estudo de caso. Revista Mythos, 20(2), 7–25. https://doi.org/10.36674/mythos.v20i2.771

Número

Sección

Informes de investigación