Análise da qualidade de energia na indústria
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v13i1.448Palavras-chave:
Qualidade, Energia, Indústria, Análise.Resumo
Através de uma pesquisa e trabalho de campo, buscou-se descrever os fatores que influenciam na condição da energia recebida por uma determinada fábrica, discernir a tensão de boa de má qualidade, demonstrar por gráficos obtidos através de uma análise técnica, os valores a serem examinados para que se chegue à conclusão de que o circuito que foi analisado estava sendo prejudicado ou não pela energia recebida.
Na linha de produção da indústria onde foi realizada a análise, vinham ocorrendo oscilações na energia recebida da concessionária e isso acabou afetando a produtividade da mesma, pois impactou diretamente no funcionamento de algumas máquinas. Pelo fato de haverem equipamentos importados, os quais seguem as normas do país de origem, mesmo com os níveis de energia registrados estando dentro do padrão da concessionária local e dos valores determinados pela ANEEL, ainda assim, impactavam no funcionamento das máquinas. A partir desta necessidade, uma empresa especialista na área foi contratada para efetuar medições no circuito, fazer uma análise para descobrir a causa e buscar soluções para este problema com a energia recebida.
A energia elétrica se tornou um subsídio básico e fundamental no desenvolvimento da sociedade. Na indústria, além da presença, a qualidade deste elemento passa a ser de extrema importância tanto para eficiência quanto para a vida útil dos componentes e maquinários. Uma energia apropriada é um problema a menos a ser enfrentado por uma fábrica e seus colaboradores em sua rotina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.