SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MÁSCARAS DE TECIDO EM UMA CONFECÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE ARENA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.477Palavras-chave:
Simulação, Processo, Fabricação, ConfecçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo descobrir através de técnicas de simulação computacional a capacidade de produção de uma confecção de vestuário no processo de fabricação de máscaras de tecido, seus gargalos e filas e o grau de ocupação dos recursos disponíveis. A partir da coleta de dados, feita pelo processo de cronoanálise, por meio de visitas a empresa, a modelagem computacional foi desenvolvida através do software Arena versão Student 12, onde foi possível identificar a capacidade produtiva, em quais setores ocorrem os possíveis atrasos na produção (gargalos e filas) e o grau de ocupação. Para a elaboração do processo estatístico dos dados foi utilizado o software Minitab
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.