ACEITAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A COVID-19
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FEDERAL E PARTICULAR
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.825Palavras-chave:
Modelo TAM, Aceitação de Tecnologia, Instituição de Ensino Superior, COVID-19, Pandemia, Ensino, AprendizadoResumo
A pandemia da COVID-19 obrigou as instituições de ensino superior (IES) a adotar medidas de distanciamento social, o que teve um impacto significativo no modelo de ensino-aprendizagem. Para garantir o uso eficaz da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental entender os contextos em que essas tecnologias são aplicadas e como elas são percebidas por professores e alunos. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos e professores de IES brasileiras federais e privadas sobre a utilidade e a facilidade de uso do principal Sistema de Informação utilizado no ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia da COVID-19. Foi adotada uma abordagem quantitativa com lógica hipotético-dedutiva e epistemologia interpretativista, e foram coletadas 806 respostas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, agrupamento, correlação, análise de variância e regressão. O estudo constatou que a atitude em relação ao uso do SI durante o período da pandemia foi influenciada pela utilidade percebida e pela facilidade de uso percebida, mas a influência foi diferente para alunos e professores. O modo de ensino antes da pandemia não afetou a percepção de utilidade ou facilidade de uso do SI, independentemente de a IES ser pública ou privada.
Referências
Alfadda, H. A., & Mahdi, H. S. (2021). Measuring Students’ Use of Zoom Application in Language Course Based on the Technology Acceptance Model (TAM). Journal of Psycholinguistic Research, (0123456789). https://doi.org/10.1007/s10936-020-09752-1
Alyoussef, I. (2021). E-Learning System Use During Emergency: An Empirical Study During the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Education, 6(June), 1–11. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.677753
Cicha, K., Rizun, M., Rutecka, P., & Strzelecki, A. (2021). Covid-19 and higher education: First-year students’ expectations toward distance learning. Sustainability (Switzerland), 13(4), 1–20. https://doi.org/10.3390/su13041889
Dalmoro, M., & Vieira, K. M. (2013). Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? Revista Gestão Organizacional, 6, 161–174. Retrieved from http://www.spell.org.br/documentos/download/31731
Daniel, S. J. (2020). Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, 49(1), 91–96. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3
Davis, F. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319–340. https://doi.org/10.1016/S0305-0483(98)00028-0
Davis, F., Bagozzi, R., & Warshaw, P. (1989). User Acceptance of Computer Technology?: a Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, 35(8), 982–1003. https://doi.org/10.1287/mnsc.35.8.982
Feliciano, A. D. P., Frogeri, R. F., & Prado, L. Á. (2018). A ACEITAÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS BANCÁRIOS NO BRASIL: uma análise da utilidade percebida e facilidade de uso. INTERAÇÃO, 20(1), 206–231. https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/download/175/159/
Hair Jr, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Pearson Prentice Hall.
Khan, M. N., Ashraf, M. A., Seinen, D., Khan, K. U., & Laar, R. A. (2021). Social Media for Knowledge Acquisition and Dissemination: The Impact of the COVID-19 Pandemic on Collaborative Learning Driven Social Media Adoption. Frontiers in Psychology, 12(May), 1–13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.648253
Kharma, Q., Nairoukh, K., Hussein, A. R., Abualhaj, M., & Shambour, Q. (2021). Online Learning Acceptance Model during Covid-19: An Integrated Conceptual Model. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 12(5), 499–505. https://doi.org/10.14569/IJACSA.2021.0120561
Lopes, D. F., Frogeri, R. F., Souza, M. A. De, & Portugal Júnior, P. dos S. (2023). Bolha informacional e a relevância das informações dos sites de redes sociais para os adolescentes brasileiros. Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, 1–22. https://doi.org/10.5209/TKN.79698
Maria, H. D. S., Frogeri, R. F., Piurcosky, F. P., & Prado, L. Á. (2021). Remotely Piloted Aircraft?: Analysis of the Deployment in Aeronautical Accident Investigation Bureau. Journal of Aerospace Technology and Management (JATM), 13(e0121), 1–21. https://doi.org/10.1590/jatm.v13.1187
Müller, F. (2008). Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar Em Revista, (32), 123–141. https://doi.org/10.1590/s0104-40602008000200010
O’Leary, D. E. (2020). Evolving Information Systems and Technology Research Issues for COVID-19 and Other Pandemics. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, 00(00), 1–8. https://doi.org/10.1080/10919392.2020.1755790
Popper, K. R. (2013). A lógica da pesquisa científica (2nd ed.). São Paulo: Cultrix.
Rizun, M., & Strzelecki, A. (2020). Students’ acceptance of the covid-19 impact on shifting higher education to distance learning in Poland. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(18), 1–19. https://doi.org/10.1016/j.dib.2020.106142
Rizun, M., Strzelecki, A., Pho, D. H., Nguyen, X. A., Luong, D. H., Nguyen, H. T. H. L., Vu, T. P. T., Nguyen, T. T. T., Bui, T. H., Luong, D. H., Nguyen, X. A., Nguyen, H. T. H. L., Ngo, T. T., Al-okaily, M., Alqudah, H., Matar, A., & Lutfi, A. (2020). Data on vietnamese students’ acceptance of using vcts for distance learning during the COVID-19 pandemic. Data in Brief, 32(18), 1–6. https://doi.org/10.1016/j.dib.2020.106142
Quadir, B., & Zhou, M. (2021). Students perceptions, system characteristics and online learning during the COVID-19 epidemic school disruption. International Journal of Distance Education Technologies, 19(2), 1–19. https://doi.org/10.4018/IJDET.20210401.oa1
Sharma, D., Aggarwal, D., & Saxena, A. B. (2021). Stakeholders’ perspective towards the contingency education model during covid 19 pandemic. International Journal of Current Research and Review, 13(1), 150–154. https://doi.org/10.31782/IJCRR.2021.13123
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology?: Toward a Unified View. MIS Quarterly, 27(3), 425–478. https://doi.org/10.2307/30036540
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.