AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E SEUS ASPECTOS NORMATIVOS: MAS, QUE (CON)FORMAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v11i1.256Palabras clave:
Ampliação da jornada escolar, educação integral e (m) tempo integral, aportes normativo-legaisResumen
A ampliação da jornada escolar significa uma educação em tempo integral? Que dimensões formativas esse processo envolve? Contempla uma educação integral? Procurando esclarecer a comumente confusão conceitual que abarca essas questões, este trabalho tem como objetivo identificar as diferenças entre ampliação da jornada escolar, educação em tempo integral e educação integral, situando-os no ordenamento jurídico educacional brasileiro, no que tange ao Ensino Fundamental. Especificamente pretendemos caracterizar tais conceitos; bem como identificar os aportes normativos legais que os sustentam no contexto brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de autores como Coelho (2016), Cavaliere (2007), Libâneo (2015) e Moll (2012). A pesquisa documental também subsidiou as análises sobre os referidos conceitos, considerando os ordenamentos normativos educacionais brasileiros. Finalizamos compreendendo que, na contramão da melhoria da qualidade da educação, a ampliação da jornada escolar, bem como a educação integral e(m) tempo integral parecem con(formar) os sujeitos à sua condição de pobreza
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.