METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR:
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v19i1.758Palabras clave:
Metodologias Ativas; Formação de Professores; Educação a Distância.Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender as ações que os professores universitários têm em relação aos estudantes, utilizando (ou não) Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação a Distância. De abordagem qualitativa, esse estudo teve como participantes quatorze docentes do ensino superior privado dos cursos de licenciatura da modalidade a distância de uma instituição de ensino do sul de Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, aplicado de forma online, no Google Formulários, com os professores. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que existem três tipos distintos de respostas relacionadas ao uso das Metodologias Ativas: as relacionadas às estratégias que desenvolvem a autonomia do estudante, as que são consideradas como ferramentas ou complemento ao método tradicional e as que são relacionadas ao reconhecimento como um novo modelo pedagógico. Das metodologias aplicadas em sala de aula, a Aprendizagem Baseada em Problemas está entre as mais utilizadas, seguida de Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida.
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