METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Robson Kerner Coelho dos Santos Grupo Unis
  • Sandra Guedes de Andrade Centro Universitário do Sul de Minas
  • Mariana Aranha de Souza Centro Universitário do Sul de Minas
  • Celso Augusto dos Santos Gomes Centro Universitário do Sul de Minas
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Maria Auxiliadora Ávila Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v19i1.758

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Formação de Professores; Educação a Distância.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as ações que os professores universitários têm em relação aos estudantes, utilizando (ou não) Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação a Distância. De abordagem qualitativa, esse estudo teve como participantes quatorze docentes do ensino superior privado dos cursos de licenciatura da modalidade a distância de uma instituição de ensino do sul de Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, aplicado de forma online, no Google Formulários, com os professores. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que existem três tipos distintos de respostas relacionadas ao uso das Metodologias Ativas: as relacionadas às estratégias que desenvolvem a autonomia do estudante, as que são consideradas como ferramentas ou complemento ao método tradicional e as que são relacionadas ao reconhecimento como um novo modelo pedagógico. Das metodologias aplicadas em sala de aula, a Aprendizagem Baseada em Problemas está entre as mais utilizadas, seguida de Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Kerner Coelho dos Santos, R., Guedes de Andrade, S., Aranha de Souza, M. ., Augusto dos Santos Gomes, C. ., Messias Moreira, A., & Auxiliadora Ávila, M. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR:: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Mythos, 19(1), 32–45. https://doi.org/10.36674/mythos.v19i1.758

Edição

Seção

Relatos de pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.