SUPERANDO A LACUNA ENTRE AS GERAÇÕES

ENTENDENDO AS PERCEPÇÕES DOS BABY BOOMERS E DA GERAÇÃO Z SOBRE OS APLICATIVOS BANCÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.834

Palavras-chave:

Baby-Boomer, Bancos digitais, Fintechs, Geração Z, Modelo de aceitação de tecnologia, UTAUT2

Resumo

Em 2023, os gastos globais com TI de serviços bancários e de investimento subiram para US$ 652,1 bilhões, um aumento de 8,1% em relação a 2022. O mobile banking, que constitui mais da metade das transações, surgiu como o canal predominante. Apesar dos investimentos tecnológicos substanciais, entender os motivos por trás do uso de aplicativos bancários continua sendo crucial, especialmente entre as diferentes gerações. O estudo analisa a percepção das gerações "baby boomer" e "Z" em relação à adoção de aplicativos bancários. Vinte indivíduos de diferentes gerações participaram de entrevistas qualitativas. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os usuários valorizam a conveniência das transações baseadas em aplicativos, reduzindo a dependência de bancos físicos. A Geração Z prefere os bancos digitais, enquanto os baby boomers confiam nos tradicionais, citando preocupações como problemas de conectividade, limitações de conhecimento tecnológico e considerações de custo-benefício. Os indivíduos da Geração Z que não usam apps bancários citam como motivos a idade, a maturidade, as preocupações com a segurança e a falta de influência social. As apreensões quanto ao uso de outros aplicativos prevalecem entre os usuários baby boomers, ecoando os temores dos não usuários, enfatizando o papel significativo do medo na tomada de decisões, possivelmente vinculado ao roubo de dados digitais e aos golpes virtuais.

Biografia do Autor

Danielle Rocha Teodoro, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universiário do Sul de Minas - UNISMG.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Referências

Addy, M. N., Addo, E. T., Kwofie, T. E., & Yartey, J. E. (n.d.). Predicting the adoption of e-procurement in construction project delivery in Sub-Saharan Africa: an application of UTAUT2. CONSTRUCTION INNOVATION-ENGLAND. https://doi.org/10.1108/CI-09-2021-0174

Alves-Mazzotti, A. J., & Gewandsznajder, F. (2004). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas (2nd ed.). PIONEIRA Thompson Learning.

BACEN. (2021). Fintechs. Banco Central Do Brasil. https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/fintechs

Bardin, L. (2013). L’analyse de contenu. PUF.

Chauhan, S., Akhtar, A., & Gupta, A. (2022). Customer experience in digital banking: a review and future research directions. International Journal of Quality and Service Sciences, 14(2), 311–348. https://doi.org/10.1108/IJQSS-02-2021-0027

Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Artmed.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989a). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 27(3), 319–340. https://doi.org/10.1016/S0305-0483(98)00028-0

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989b). User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, 35(8), 982–1003. https://doi.org/10.1287/mnsc.35.8.982

Dwivedi, Y. K., Rana, N. P., Jeyaraj, A., Clement, M., & Williams, M. D. (2019). Re-examining the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT): Towards a Revised Theoretical Model. Information Systems Frontiers, 21(3), 719–734. https://doi.org/10.1007/s10796-017-9774-y

FEBRABAN. (2019). Aplicativos de bancos evoluem e ganham novas funções. FEBRABAN Tech. https://febrabantech.febraban.org.br/temas/banco-digital/aplicativos-de-bancos-evoluem-e-ganham-novas-funces

FEBRABAN. (2023). Brasileiro aumenta em 30% suas transações bancárias em 2022, e oito em cada dez operações são digitais. FEBRABAN Tech. https://febrabantech.febraban.org.br/temas/inovacao/brasileiro-aumenta-em-30-suas-transacoes-bancarias-em-2022-e-oito-em-cada-dez-operacoes-sao-digitais

Feliciano, A. D. P., & Frogeri, R. F. (2018). A Dinâmica de Uso dos Aplicativos Móveis Bancários: uma análise sob a perspectiva da população idosa. Revista de Sistemas e Computação, 8(2), 1–14. https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/5699/3661

Feliciano, A. D. P., Frogeri, R. F., & Prado, L. Á. (2018). A ACEITAÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS BANCÁRIOS NO BRASIL: uma análise da utilidade percebida e facilidade de uso. INTERAÇÃO, 20(1), 206–231. https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/download/175/159/

Gama Junior, F. da C., Frogeri, R. F., Piurcosky, F. P., & Carvalho, E. G. (2024). ACCEPTANCE OF INFORMATION SYSTEMS DURING COVID-19: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN FEDERAL AND PRIVATE EDUCATIONAL INSTITUTIONS. Mythos (Interdisciplinary), 21(1), 1–17. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.825

Gartner. (2023). Gartner Forecasts Worldwide Banking and Investment Services IT Spending to Reach $652 Billion in 2023. Current Economic Uncertainty Driving Organizations to Invest in Agile IT Infrastructure. https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2023-06-21-gartner-forecasts-worldwide-banking-and-investment-services-it-spending-to-reach-652-billion-in-2023

Grani, A., & Maranguni, N. (2019). Technology acceptance model in educational context: A systematic literature review. British Journal of Educational Technology, 50(5), 2572–2593. https://doi.org/10.1111/bjet.12864

Hameed, S., & Nigam, A. (2023). Exploring India’s Generation Z perspective on AI enabled internet banking services. Foresight, 25(2), 287–302. https://doi.org/10.1108/FS-10-2021-0213

Holden, R. J., & Karsh, B. T. (2010). The Technology Acceptance Model: Its past and its future in health care. Journal of Biomedical Informatics, 43(1), 159–172. https://doi.org/10.1016/j.jbi.2009.07.002

Karim, M. W., Ulfy, M. A., & Huda, M. N. (2020). Determining intention to use smartphone banking application among millennial cohort in Malaysia. International Journal of Management and Sustainability, 9(1), 43–53. https://doi.org/10.18488/journal.11.2020.91.43.53

King, W. R., & He, J. (2006). A meta-analysis of the technology acceptance model. Information and Management, 43(6), 740–755. https://doi.org/10.1016/j.im.2006.05.003

Kitsios, F., Giatsidis, I., & Kamariotou, M. (2021). Digital transformation and strategy in the banking sector: Evaluating the acceptance rate of e-services. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 7(3), 204. https://doi.org/10.3390/joitmc7030204

Koenaite, M., Maziriri, E., & Chuchu, T. (2021). Attitudes Towards Utilising Mobile Banking Applications Among Generation Z Consumers in South Africa. Journal of Business and Management Review, 2(6), 417–438. https://doi.org/10.47153/jbmr26.1452021

Kopplin, C. S., Gantert, T. M., & Maier, J. V. (2022). Acceptance of matchmaking tools in coworking spaces: an extended perspective. Review of Managerial Science, 16(6), 1911–1943. https://doi.org/10.1007/s11846-021-00498-1

Lisana, L. (2024). Understanding the key drivers in using mobile payment among Generation Z. Journal of Science and Technology Policy Management, 15(1), 122–141. https://doi.org/10.1108/JSTPM-08-2021-0118

Ma, Q., & Liu, L. (2004). The Technology Acceptance Model: A Meta-Analysis of Empirical Findings. Journal of Organizational and End User Computing (JOEUC), 16(1), 59–72. https://doi.org/10.4018/JOEUC.2004010104

Maria, H. D. S., Frogeri, R. F., Piurcosky, F. P., & Prado, L. Á. (2021). Remotely Piloted Aircraft?: Analysis of the Deployment in Aeronautical Accident Investigation Bureau. Journal of Aerospace Technology and Management (JATM), 13(e0121), 1–21. https://doi.org/10.1590/jatm.v13.1187

Matar, A., & Alkhawaldeh, A. M. (2022). Adoption of electronic cards using Wi-Fi platform services by clients of banking sector during COVID-19 pandemic. International Journal of Engineering Business Management, 14. https://doi.org/10.1177/18479790221112797

Melnyk, V. (2023). Transforming the nature of trust between banks and young clients: from traditional to digital banking. Qualitative Research in Financial Markets. https://doi.org/10.1108/QRFM-08-2022-0129

Minayo, M. C. de S. (2012). Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621–626. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

Myers, M. D. (2013). Qualitative research in business and management. SAGE Publications Ltd.

Myers, M. D., & Newman, M. (2007). The qualitative interview in IS research: Examining the craft. Information and Organization, 17(1), 2–26. https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2006.11.001

Rodrigues, L. F., Oliveira, A., & Rodrigues, H. (2023). e-Banking Usage by Generations X, Y, and Z. Application OfEmerging Technologies, 115, 234–246. https://doi.org/10.54941/ahfe1004320

Schomakers, E.-M., Lidynia, C., Vervier, L. S., Valdez, A. C., & Ziefle, M. (2022). Applying an Extended UTAUT2 Model to Explain User Acceptance of Lifestyle and Therapy Mobile Health Apps: Survey Study. JMIR MHealth and UHealth, 10(1). https://doi.org/10.2196/26453

Srivastava, S., Mohta, A., & Shunmugasundaram, V. (2024). Adoption of digital payment FinTech service by Gen Y and Gen Z users: evidence from India. Digital Policy, Regulation and Governance , 26(1), 95–117. https://doi.org/10.1108/DPRG-07-2023-0110

Suo, W. J., Goi, C. L., Goi, M. T., & Sim, A. K. S. (2022). Factors Influencing Behavioural Intention to Adopt the QR-Code Payment: Extending UTAUT2 Model. INTERNATIONAL JOURNAL OF ASIAN BUSINESS AND INFORMATION MANAGEMENT, 13(2). https://doi.org/10.4018/IJABIM.20220701.oa8

Szajna, B. (1996). Empirical Evaluation of the Revised Technology Acceptance Model. Management Science, 42(1), 85–92. https://doi.org/10.1287/MNSC.42.1.85

Turner, M., Kitchenham, B., Brereton, P., Charters, S., & Budgen, D. (2010). Does the technology acceptance model predict actual use? A systematic literature review. Information and Software Technology, 52(5), 463–479. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2009.11.005

Urquhart, C. (2012). Grounded Theory for Qualitative Research: A Practical Quide. Sage.

Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). Theoretical extension of the Technology Acceptance Model: Four longitudinal field studies. Management Science, 46(2), 186–204. https://doi.org/10.1287/mnsc.46.2.186.11926

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly: Management Information Systems, 27(3), 425–478. https://doi.org/10.2307/30036540

Venkatesh, V., Thong, J., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and user of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157–178. https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2006.00163.x

Wewege, L., Lee, J., & C. Thomsett, M. (2020). Disruptions and Digital Banking Trends. Journal of Applied Finance & Banking, 10(6), 15–56. https://www.researchgate.net/profile/Luigi-

Wewege/publication/343050625_Disruptions_and_Digital_Banking_Trends/links/5f136f93a6fdcc3ed7153217/Disruptions-and-Digital-Banking-Trends.pdf

Windasari, N. A., Kusumawati, N., Larasati, N., & Amelia, R. P. (2022). Digital-only banking experience: Insights from gen Y and gen Z. Journal of Innovation and Knowledge, 7(2), 100170. https://doi.org/10.1016/j.jik.2022.100170

Zmoginski, F. (2019). A geração que desafia os bancos. FEBRABAN. https://febrabantech.febraban.org.br/temas/banco-digital/a-geracao-que-desafia-os-bancos

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Teodoro, D. R., & Frogeri, R. F. (2024). SUPERANDO A LACUNA ENTRE AS GERAÇÕES: ENTENDENDO AS PERCEPÇÕES DOS BABY BOOMERS E DA GERAÇÃO Z SOBRE OS APLICATIVOS BANCÁRIOS. Revista Mythos, 21(1), 48–70. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.834

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.