FRONTEIRAS INTERDISCIPLINARES

UMA PONTE DE CONHECIMENTO PARA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Rodrigo Franklin Frogeri Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG | Universidade Científica do Sul (Peru) | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (Varginha) https://orcid.org/0000-0002-7545-7529
  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus de Carmo de Minas

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v22i1.986

Palavras-chave:

Pesquisa Interdisciplinar, Problemas Perversos, Integração Metodológica, Restrições Institucionais, Soluções Sustentáveis

Resumo

A pesquisa interdisciplinar consolidou-se como uma abordagem fundamental para enfrentar os desafios multifacetados do mundo contemporâneo. Ao integrar métodos, teorias e perspectivas de diversas áreas do conhecimento, a interdisciplinaridade transcende as limitações dos quadros disciplinares isolados, possibilitando uma compreensão mais holística de questões complexas. Este editorial examina a crescente proeminência da pesquisa interdisciplinar, evidenciada por tendências bibliométricas que indicam um aumento constante de citações transdisciplinares desde a década de 1980. Embora esse tipo de pesquisa frequentemente receba reconhecimento tardio, seu impacto em longo prazo é significativo, impulsionando mudanças de paradigma e novas trajetórias investigativas. Apesar de seu potencial, a pesquisa interdisciplinar enfrenta obstáculos substanciais, como divisões epistemológicas, restrições institucionais e incompatibilidades metodológicas. Tais desafios são particularmente evidentes no tratamento de "problemas perversos" (wicked problems) — questões marcadas por ambiguidade, valores conflitantes e interdependências sistêmicas, como mudanças climáticas, equidade em saúde e agricultura sustentável. O sucesso de iniciativas interdisciplinares depende não apenas da integração metodológica, mas também da reflexividade e da humildade epistêmica, reconhecendo os vieses inerentes às diferentes perspectivas disciplinares. Este editorial destaca domínios-chave nos quais a colaboração interdisciplinar é imprescindível: inovações em saúde, avanços tecnológicos e agrícolas e transformações socioculturais e econômicas. Nesses campos, as soluções devem conciliar considerações científicas, éticas e sociopolíticas para garantir resultados equitativos e sustentáveis. Reconhecendo a necessidade de reformas institucionais, plataformas acadêmicas como a Mythos desempenham um papel crucial na legitimação e promoção do diálogo interdisciplinar. Ao adotar o pluralismo metodológico e o rigor colaborativo, a pesquisa interdisciplinar pode iluminar caminhos para um futuro mais justo e sustentável, enfrentando os urgentes desafios de nosso tempo com estratégias integradas e adaptativas.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG | Universidade Científica do Sul (Peru) | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (Varginha)

Bolsista Produtividade FAPEMIG/CNPq (2024). Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (2019). Mestre em Administração (2014). Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (2009). Especialista em Docência no Ensino Superior (2005). Especialista em Redes de Computadores (2003). Bacharel em Ciência da Computação (2001). Servidor Público Federal no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG (Varginha, Brasil), professor-convidado do Mestrado em Data Science da Universidad Científica Del Sur (Lima, Peru) e pesquisador-convidado do Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. Líder dos Grupos de Pesquisa no CNPq: GPGDER - Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Econômico Regional e GEADO - Grupo de Estudos em Ambidestria Dinâmica Organizacional. Atualmente, na Pós-Graduação (lato-sensu) do UNIS-MG, ministra aulas no MBA em Big Data e Inteligência Competitiva, MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, e no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Na Universidad Científica Del Sur (Peru) ministra aulas na pós-graduação lato-sensu em Data Science e na pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada. Desde o início de 2024 é editor-chefe do periódico científico Mythos (ISSN: 1984-0098). Tem como linhas de pesquisa principais: Ambidestria Organizacional; Ambidestria de TI; Governança de Tecnologia da Informação em pequenas e médias empresas; Inteligência Artificial aplciada a pesquisa científica; Diplomacia do Conhecimento; Gestão do Conhecimento; e Metodologias e Tecnologias para a Educação a Distância.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus de Carmo de Minas

Pós-doutor pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP). Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Carmo de Minas.

Referências

Léle, S., & Norgaard, R. B. (2005). Practicing interdisciplinary. BioScience, 55(11), 967–975. https://doi.org/10.1641/0006-3568(2005)055[0967:PI]2.0.CO;2

Rittel, H. W. J., & Webber, M. M. (1973). Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, 4(2), 155–169. https://doi.org/10.1007/BF01405730

Van Noorden, R. (2015). Interdisciplinary research by the numbers. Nature, 525(7569), 306–307. https://www.nature.com/news/interdisciplinary-research-by-the-numbers-1.18349

Publicado

2025-03-04

Como Citar

Frogeri, R. F., & Portugal Júnior, P. dos S. (2025). FRONTEIRAS INTERDISCIPLINARES: UMA PONTE DE CONHECIMENTO PARA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Mythos, 22(1), 238–243. https://doi.org/10.36674/mythos.v22i1.986

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