DESAFIOS DO ENSINAR
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES VETERANOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.826Keywords:
teaching practiceAbstract
A prática docente é um processo que se constrói ao longo do tempo e se estrutura em torno de experiências e formações relevantes para o ensino e a aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar os desafios do processo de ensino a partir das experiências relatadas por professores veteranos (que exercem a profissão há mais de 7 anos) em uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais. A metodologia utilizada incluiu uma entrevista semiestruturada e, com base nas respostas obtidas, utilizou-se o software IRaMuTeQ para designar 3 classes de análise sobre as quais foi realizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram a importância da formação profissional, nem sempre apenas na área pedagógica, os desafios da docência para as gerações atuais, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de aprendizagem no cotidiano docente. Além disso, o tempo permitiu que os entrevistados amadurecessem e tivessem uma melhor relação entre teoria e prática em suas áreas
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
CAVACO, M.H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 155-191.
ESTRELA, M.T. Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos. Investigar em Educação, Lisboa – Portugal, II ª Série, Nº 2, 2014, p. 5-30.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 63-92.
GORZONI, S.P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p. 1396-1413, out./dez. 2017.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. 2 ed. Portugal: Porto Ed, p. 31-61, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. São Paulo: Cad. Pesq. n.99, p. 5-15, novembro de 1996.
MAZZOTI, A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2 ed. São Paulo: Thompson, 2002.
PERRENOUD, P. et al. (Org.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, J.C.S da. Docência no ensino superior em comunicação social: do mercado para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2018. 52 f.
STROHER, J. N.; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, v. 15, nº 2, p. 734–747, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891. Acesso em: 11 nov. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.