APLICAÇÃO DO MÉTODO FRETE GRÁTIS EM UMA LOJA VIRTUAL EM CONJUNTO A ANÁLISES DE DADOS E COMPARATIVOS ATRAVÉS DO SOFTWARE POWER BI
THE APPLICATION OF THE FREE SHIPPING METHOD IN A VIRTUAL STORE TOGETHER WITH DATA ANALYSIS AND COMPARATIVES THROUGH THE POWER BI SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v16i2.608Palavras-chave:
Loja Virtual, Coleta de Dados, Power BI, E-commerce, Abandono de Carrinho, Frete GrátisResumo
O presente artigo tem por objetivo o estudo realizado através da análise de dados com o auxílio do software Power BI em uma loja virtual de instrumentos musicais. Para a elaboração desse contexto foram exportados os dados através da plataforma “ADM” da loja virtual, onde foram coletadas as informações do cadastro dos clientes, históricos de pedidos, histórico de vendas, carrinhos abandonados e finalizados. Foi aplicada uma metodologia de “Frete Grátis” baseada em dois estudos de caso, o primeiro estudo relaciona “Abandono de Carrinho em um E-Commerce” e para a certificação da teoria, utilizou-se também a correlação com a pesquisa “A Influência do Frete no E-Commerce Brasileiro”. Ambas as pesquisas citam que para o cliente o frete é o ponto mais critico ao se finalizar ou não uma compra em lojas online, e que apontam como atrativo a modalidade “Frete Grátis”. Com os resultados obtidos após a aplicação do método por três meses, foram realizadas novas análises e comparativos a fim de confrontar a eficiência dos estudos de caso versus a prática. O resultado apontou que a modalidade aumentou a média trimestral de vendas em 57,8% contemplando 100 novas vendas a mais que o período anterior, e diminuiu em 34,2% o abandono de carrinhos que em quantitativo representam 64 carrinhos. Deste modo pode-se comprovar que o “Frete Grátis” é eficaz para alavancagem de vendas e queda no abandono de carrinhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.