Maturidade em UX em Empresas do Sudeste Brasileiro

Perspectivas dos Gestores sobre a Evolução das Práticas Centradas no Usuário

Autores

  • Ana Caroline Comuniam Kalle Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Rodrigo Franklin Frogeri Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.926

Palavras-chave:

Experiência centrada no usuário, Nível de maturidade, Maturidade organizacional, Grupo Nielsen Normal, Maturidade UX

Resumo

A Experiência do Usuário ou User eXperience (UX) abrange todas as interações do usuário com um produto ou serviço, desde a sua primeira impressão ao ver o produto até o momento de sua utilização. A maturidade da UX mede a capacidade de uma empresa em entregar, com sucesso, um design centrado no usuário. Organizações maduras em UX podem oferecer produtos mais alinhados com as necessidades dos seus clientes. Contudo, alcançar a maturidade em UX é um desafio que envolve mudanças estratégicas, culturais e processuais. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o nível de maturidade em UX em empresas da região Sudeste do Brasil na ótica dos seus gestores. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa. Um total de 10 gestores em UX foram entrevistados. A análise e classificação do grau de maturidade em UX das organizações foi baseada no modelo da Nielsen Norman Group. O estudo revelou que os níveis de maturidade "Estruturado" e "Orientado para o Usuário" são os mais recorrentes nas organizações. Isso sugere que as práticas de UX são bem-organizadas, embora ainda exista desafios para alcançar um nível de maturidade em que o usuário esteja no centro de todas as decisões.

Biografia do Autor

Ana Caroline Comuniam Kalle, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduanda em Sistemas de Informação. Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG. Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Professor do Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG. Membro titular do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS-MG.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Comuniam Kalle, A. C., & Frogeri, R. F. (2024). Maturidade em UX em Empresas do Sudeste Brasileiro: Perspectivas dos Gestores sobre a Evolução das Práticas Centradas no Usuário. Revista Mythos, 21(2), 200–226. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.926