PROMOVENDO A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Isabele Fornazari Marciano Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Terezinha Richartz Santana Universidade Vale do Rio Verde / Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG https://orcid.org/0000-0002-8872-1210

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.846

Palavras-chave:

Relações de gênero. Patriarcado. Prática pedagógica. Cultura.

Resumo

A “Agenda 2030” – um pacto global assinado durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas no ano de 2015, pelos 193 países membros –, em seu 5º objetivo, pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as meninas e mulheres. Nesse sentido, o ambiente escolar, por ser basilar, pode contribuir para a conquista desses ideais, de modo que desenvolva ações conscientizadoras no combate ao patriarcado e à desigualdade de gênero. Objetiva-se, portanto, no presente estudo, fomentar estratégias que promovam a igualdade de gênero na educação, e que assim, sejam inovadoras na escola. Para tanto, esse estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com obras, documentos e legislação, de maneira a trazer um embasamento teórico e legal sobre o assunto. Nesse cenário, os dados apontam que, através de ações cotidianas realizadas no ambiente escolar, oriundas de planejamento pertencentes ao Projeto Político Pedagógico, é possível se criar alternativas que perpassem desde o material didático, até o dia a dia da sala de aula, a fim de esclarecer a temática em questão. Logo, os estereótipos e a violência de gênero devem ser trabalhados desde o início da vida escolar com a participação ativa dos professores para evitar que a sala de aula se torne um espaço de reprodução de preconceitos e discriminação.

Biografia do Autor

Isabele Fornazari Marciano, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Pedagoga. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Terezinha Richartz Santana, Universidade Vale do Rio Verde / Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduação em Sociologia e Política e Pedagogia. Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Grupo Unis.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Marciano, I. F. ., & Santana, T. R. (2024). PROMOVENDO A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Mythos, 21(1), 90–103. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.846

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