PROMOVENDO A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.846Palavras-chave:
Relações de gênero. Patriarcado. Prática pedagógica. Cultura.Resumo
A “Agenda 2030” – um pacto global assinado durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas no ano de 2015, pelos 193 países membros –, em seu 5º objetivo, pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as meninas e mulheres. Nesse sentido, o ambiente escolar, por ser basilar, pode contribuir para a conquista desses ideais, de modo que desenvolva ações conscientizadoras no combate ao patriarcado e à desigualdade de gênero. Objetiva-se, portanto, no presente estudo, fomentar estratégias que promovam a igualdade de gênero na educação, e que assim, sejam inovadoras na escola. Para tanto, esse estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com obras, documentos e legislação, de maneira a trazer um embasamento teórico e legal sobre o assunto. Nesse cenário, os dados apontam que, através de ações cotidianas realizadas no ambiente escolar, oriundas de planejamento pertencentes ao Projeto Político Pedagógico, é possível se criar alternativas que perpassem desde o material didático, até o dia a dia da sala de aula, a fim de esclarecer a temática em questão. Logo, os estereótipos e a violência de gênero devem ser trabalhados desde o início da vida escolar com a participação ativa dos professores para evitar que a sala de aula se torne um espaço de reprodução de preconceitos e discriminação.
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